SOBRE A CAMPANHA
Esta é uma campanha do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), em parceria com o WWF, Instituto Cerrados, Rede Cerrado, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e WWF-Brasil que tem como objetivo falar com a população brasileira sobre a importância do bioma para a manutenção da vida no país.
A mensagem principal da campanha é que o Cerrado é como um coração que bombeia água para todas as direções do Brasil, a partir do centro do país. Proteger esse bioma é garantir água para todos.
Para que a nossa mensagem ecoe amplamente, pedimos emprestada a voz de pessoas que inspiram e conversam com o Brasil. Pessoas como você, que podem despertar atenção, afeto e ação na defesa de um patrimônio natural que abastece rios, gera energia, produz alimentos e mantém viva a nossa biodiversidade.

MANIFESTO
O Cerrado está desidratando.
Aos poucos, silenciosamente, o bioma que abastece os grandes rios brasileiros, que regula o ciclo das chuvas e sustenta a vida em diversas regiões e biomas do país, vem perdendo sua força, sua vegetação e, principalmente, sua água.
Esse esvaziamento não é apenas simbólico. Ele é real, medido em porcentagens que escancaram uma crise em curso: mais de 50% da vegetação nativa já foi perdida, até 80% de cada propriedade no Cerrado pode ser legalmente desmatada e, em alguns rios, o volume de água já caiu quase 30%.
Cada número é uma ausência, um pedaço do Cerrado que já não está mais lá. Essa perda tem consequências concretas na vida de milhões de pessoas. A diminuição da cobertura vegetal compromete o ciclo das chuvas e reduz o fluxo dos rios, afetando desde o abastecimento urbano até a produção de alimentos e energia.
Isso está diretamente ligado a um modelo de agronegócio que prioriza o lucro, a partir do cultivo ostensivo de commodities – como soja, milho, carne – em detrimento da sustentabilidade.
Temos sempre que lembrar que a água que alimenta todas as regiões do país nasce no Cerrado – quando esse bioma perde sua capacidade de infiltrar, armazenar e distribuir água, todos perdemos juntos. É a torneira que seca, a lavoura que quebra, o reservatório que não enche: tudo isso começa na destruição de um território central para o equilíbrio hídrico do país.
É por isso que a campanha “Cerrado, Coração das Águas” convida você a enxergar esse bioma como ele realmente é: essencial. Junte-se a essa mobilização: conheça, ame e defenda o Cerrado.
Não deixe parar de pulsar.
CONHEÇA MAIS SOBRE O CERRADO








