CERRADO AND AMAZON: CONNECTED BY WATER

Post COP

A Campanha

A campanha  “Cerrado and Amazon: connected by water”, em português “Cerrado e Amazônia: conectados pela água”, chega à COP 28, em Dubai, para sensibilizar a comunidade internacional sobre a importância em se compreender a interdependência que existe entre os biomas para o enfrentamento da crise hídrica e climática. Com isso, alertar para a urgência em se conservar o Cerrado, segundo maior bioma do Brasil, mas esquecido dos debates climáticos globais, e  proteger os direitos de seus povos e comunidades tradicionais. 

A Campanha faz um convite para que os mesmos esforços feitos para a proteção da Amazônia sejam também considerados para o Cerrado que, assim como outros biomas não florestais, costuma ficar de fora de políticas com impacto global, como a normativa da União Europeia que proíbe a importação de commodities vindas do desmatamento. 

O Cerrado e a Amazônia são conectados e vivem em parceria para se manterem em pé, especialmente, por meio da conexão que possuem pela água. A umidade da Amazônia chega ao Cerrado em forma de chuvas que, por sua vez, infiltram no solo profundo do Cerrado e escoam pelos rios, distribuindo água pelo país e também de volta a seu bioma irmão.

Ao mostrar essa conexão por meio de uma fonte vital para a vida, a Campanha convida a comunidade global e você a serem defensores do Cerrado em pé!  

Apoio:

Please Input Access token