Caminhos: soluções para salvar o Cerrado​

Estratégias políticas para o Cerrado

Desenvolvimento socioeconômico Responsável Conservação e Uso sustentável da Biodiversidade Redução do Desmatamento e Restauração da Vegetação Nativa.

Clique para baixar o documento (8 MB)

Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais 

Dona Lúcia e as mulheres kalunga receberam apoio para o desenvolvimento de projetos socioambientais do Fundo Independente para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), uma estratégia do ISPN para a conservação ambiental por meio do uso sustentável da natureza. Em um contexto desfavorável para o meio ambiente no Brasil, na América do Sul e no mundo, iniciativas como essas contribuem para resgatar, proteger e potencializar os modos de vida das populações tradicionais e para a sustentabilidade ambiental global, da qual o Cerrado é peça-chave.

Os projetos também são uma das formas usadas pelas comunidades para fortalecerem a luta pela proteção do território onde vivem. “Abraçamos o projeto para resgatar nossa territorialidade, pois estávamos perdendo cultura, perdendo espaço para o desmatamento, perdendo nossas nascentes de água. As lavouras também estavam enfraquecidas por falta de água, o território estava sendo bastante degradado”, conta Dona Lúcia.

No caso das mulheres Kalunga, o projeto desenvolvido pela comunidade contribuiu com a qualificação e adequação de seus produtos para a comercialização em feiras locais. A produção ganhou cores, imagens e identidade. Além disso, instrumentos e materiais para auxiliar o beneficiamento dos frutos e das plantas foram conquistados, o que fortaleceu ainda mais a atividade. “O trabalho dessas mulheres ficou mais valorizado, as plantas passaram a ter um valor econômico para a comunidade, o que vem contribuindo com a qualidade de vida local”, conta Jaqueline Evangelista, uma das assessoras do Projeto. Os consumidores também ficaram satisfeitos com os produtos em embalagens mais resistentes e bonitas, contendo mais informações. Há cada vez mais pessoas interessadas em se alimentar e se embelezar com os óleos, sementes e frutos do Cerrado.

O Cerrado, com toda sua dimensão, diversidade ecológica e social encanta, impressiona e se destaca quando falamos sobre compromissos com o meio ambiente em nível mundial. Sua integridade se relaciona com a estabilidade de outros ecossistemas ao seu redor, como a Amazônia e outros biomas de países vizinhos. A energia elétrica gerada no país, a chuva que chega no sudeste, o estoque de carbono e a água que irriga a fruticultura nordestina demonstram as conectividades do Bioma. Manter o Cerrado em pé é garantir força e elementos para vivermos em um planeta saudável, em que paisagens produtivas e sustentáveis se conectam. No coração da América do Sul, existe uma floresta invertida que pode nos ajudar a criar um mundo com justiça social e equilíbrio ambiental.

"Nossa vida é o Cerrado Vivo"

"O Cerrado é considerado por nós e pessoas que vieram antes de nós, a nossa caixa da água, a nossa sustentabilidade, e a nossa vida é relacionado com o Cerrado Vivo, é de lá que vem a água e sem água não tem como uma comunidade sobreviver."
Dona Lúcia